quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Planejando a viagem

Motivação para escrever um blog
Para planejar minha viagem à Austrália eu li e pesquisei bastante e mesmo assim fiquei com dúvidas em algumas questões. Sei que é possível descobrir as informações que preciso quando se está lá e que muitas respostas dependem de fatores pessoais, mas como eu precisava calcular quantos dias demoraria em cada cidade algumas questões eram importantes para mim antes de chegar para não perder tempo pesquisando ou pior chegar e descobrir que não seria possível conhecer tal lugar porque é muito caro, longe ou demoraria muito tempo para chegar. Além do que acumulei muita informação e não seria muito comodo ficar carregando um monte de papel durante a viagem e no papel não seria prático para acessar os links que eu queria.
           Esses obstáculos me incentivaram a escrever um blog. Um blog mais detalhado possível para servir de referência para quem vai viajar, um blog para eu acessar e guardar as informações que considero importante durante a viagem, um blog para compartilhar minha jornada com meus amigos e finalmente um blog que ficará como uma ótima lembrança dessa aventura. 

 Objetivo da viagem 
          O objetivo desta viagem é somente turística, ou seja, são 59 dias de pura maratona pelos principais pontos turísticos de várias cidades da Austrália e outras cidades de mais 3 países (vou fazer um suspense).
Esta viagem está sendo feita por conta, ou seja, sem ajuda de agência de turismo. O legal é poder fazer tudo do meu jeito, ir e vir quando eu quiser e todas as decisões só dependem de mim, mas o lado ruim é não ter alguém conhecido para conversar.
       Por esses fatores, todo o roteiro da viagem foi montado a partir dessas características pessoais da minha viagem e além do fato que estarei relatando minhas experiências com visão de quem está somente de passagem pelos lugares e não de quem mora no local.

 Planejando a viagem
Para essa viagem estou obcecada em conhecer o maior número possível de pontos turísticos. Quem me conhece sabe o quanto eu venho sonhando em conhecer a Austrália e de quebra vou para lugares onde nunca imaginei que um dia pudesse conhecer. Para isso eu comecei a pesquisar sobre a Austrália em abril e estava ficando um pouco frustada porque não conseguia terminar o meu roteiro, então cheguei a conclusão que nunca terminaria o meu roteiro perfeito.
Queria conhecer bem os lugares antes de viajar para não deixar de perder nada de interessante e como o objetivo é viajar para várias cidades eu precisava conciliar a data dos voos com as reservas onde iria ficar e como o meu tempo é limitado em cada lugar um bom planejamento foi necessário. Eu tinha alguma idéia dos lugares que queria conhecer, mas cada vez que lia sobre algum outro lugar interessante isso só aumentava o meu roteiro e não conseguia decidir quantos dias passaria em cada cidade e pior o meu roteiro estava ficando uma bagunça, então desenvolvi uma técnica para montar os roteiros:
  • Primeiro é preciso focar quais cidades são a prioridade, pois é impossível conhecer todas que a gente quer. Na Austrália, para mim, o foco é Sydney, Melbourne, Byron Bay, Gold Coast, Brisbane, Sunshine Coast e Cairns. 
  • Pesquisar como fazer a conexão entre as cidades e essa parte foi bem demora principalmente porque queria conhecer outros países. Um exemplo de como tive que adaptar a minha vontade com o meu tempo e logistica: depois de conhecer Sunshine Coast eu queria passar um dia em Fraser Island e mergulhar em Fitzroy Reef e depois ir para Bali, mas estaria muito distante para subir até Cairns somente para pegar o voo e para voltar para Brisbane na minha cabeça não compensaria. Depois de ter pesquisado e feito um roteiro básico desses lugares eu percebi que para otimizar o tempo e dinheiro a melhor opção era ir para Cairns. O que também não é ruim pois lá existem ótimos lugares para mergulho. Como é difícil decidir quando a gente tem tantas opções boas para escolher e pouco tempo, mas prefiro mudar os planos agora do que quando chegar lá. Fazer essa logística antes considero importante, pois existem muitas opções de companhia aérea, horários, escalas demoradas e o preço varia bastante e com a vantagem de pagar um preço mais em conta se a passagem for comprada com antecedência.
  • Após decidir quais pontos turísticos quer conhecer de cada cidade agrupar por proximidade e calcular um dia. Eu fiz o calculo somente para o período da manhã e tarde. Deixei a noite livre para fazer compras, comer com calma, descansar e organizar minhas coisas. E é claro, deixar uma folga e tem um plano B para algo que esteja fora do nosso controle.
Fazendo assim eu consegui ter um controle melhor da viagem em vários aspectos. Na teoria parece que funciona e foi seguindo essa teoria que eu consegui comprar com antecedência as outras passagens aéreas e fazer reserva nos hostels. Talvez não consiga cumpri todo o roteiro que planejei, mas um pouco de surpresa faz parte da viagem!

        Como estou viajando por conta o cronograma da compra da passagem e preparativos foram assim:
  • Pesquisar a melhor data para comprar a passagem. Voando no dia 31 de agosto o preço da passagem era quase $500,00 mais barato do que viajar no dia 1 de setembro.
  • Esperar uma ótima oportunidade para comprar a passagem aérea e no caso a Lan foi a que ofereceu o melhor preço com três meses de antecedência da data de embarque. Depois a Lan fez outra promoção, também com preço bom. 
  • Com a passagem em mãos, dei entrada no visto de turista pelo Schultz Vistos no dia 13 de junho e no dia 27 de junho o visto chegou no meu email.
  • O seguro de viagem foi feito pela Intercare. A dica é comprar a passagem aérea com o cartão Platinum (se for trocar de cartão, observe a valor da anuidade) ou Black da Visa ou Mastercard, pois eles oferecem seguro de viagem (observe as condições).
  • Para garantir é bom tomar a vacina de febre amarela, vai que em algum outro país exija de repente a vacina ou dê um surto de febre amarela. Tome com antedência de pelo menos 10 dias e aproveite e tome a vacina de hepatite B. Tirar o certificado internacional de vacinação na ANVISA. No aeroporto de Curitiba a ANVISA fuciona de segunda a sábado das 14:00 às 18:00 (fone: 3381 1281). Para facilitar, faça o pré cadastro no site da ANVISA. Leve documento com foto e a carteirinha de vacinação.
  • As pesquisas dos hostels foram feitas nos sites: Booking.com, Hostel Bookers, Hostelling InternationalHostels.com, Hoteis.comHotel Club, YHA Australia.     
Agora é só esperar a data do embarque!!