::. Cairns


   O que não passei de calor nos outros lugares, pelo visto vou passar aqui. A cidade é um forno, andar meio dia então é um bafo só. Mas o estranho é que é quente e tem sol, mas o céu não é azul é sempre parece que está nublado. Praticamente não tem prédios, as ruas são largas, a cidade é rodeada por montanhas, não tem praia e o mar é bem escuro, nem parece que em alguns quilômetros da costa existe uma beleza tão grande.
   Em Cairns, apesar de não ser tão pequena como imaginava, praticamente não tem nada de muito interessante para fazer, acho que somente para quem vai mergulhar o lugar é atraente.

A procura - 30 set 2011 (sexta-feira)
   A missão hoje é achar qual a melhor companhia para fazer mergulho e tinha que decidir hoje porque o tempo vai estar bom amanhã (vento fraco, mar calmo e boa temperatura) e não queria perder a chance de ir amanhã para não deixar o mergulho perto do meu voo (por segurança pegar o voo com um dia de intervalo). Não decidi e nem reservei antes porque as condições do tempo são imprevisíveis, não sabia se estaria em boas condições para mergulhar e queria ver o barco pessoalmente para ter certeza que é o mesmo que mostram nas fotos.
   Opções de empresas que levam para mergulhar não faltam. Procurei uma que não fossem centenas de pessoas no mesmo barco, que levassem para os recifes mais de fora, para passar somente um dia e não dormir no barco e que não fosse absurdamente cara. Para quem vai fazer Live Aboard a Taka Dive deve ser uma das melhores e o preço correspondente ao que oferecem. Atualmente, a mais recomendada para o que eu queria é a The Silver Series.
  Após fechado o tão sonhado dia de mergulho fui ver o que mais tem na cidade. Na Esplanade Street tem lojas de souvenirs, restaurantes, lojas e mais lojas, uma praia artificial e um gramado onde se pode ficar relaxando e tomando sol. Fora isso tem o shopping e um cassino.

Great Barrier Reef - 01 out 2011 (sábado)
   Os passeios para a Great Barrier Reef saem do Reef Fleet Terminal geralmente por volta das oito/oito e meia da manhã e retornam aproximadamente às 16:30. A concentração de pessoas é grande, é bom chegar não chegar em cima da hora. O passeio inclui café da manhã, almoço, lanche a tarde e água, todas as refeições muito boas O pessoal que vai mergulhar é divido em grupos dessa maneira nas três paradas para os três recifes que o barco para e quem vai fazer snorkelling pode fazer nos três pontos de parada com todos os equipamentos incluídos. O barco é grande, rápido, tem TV, banheiros, deck e lugar para trocar de roupa. Para prevenir é bom tomar um remédio para enjoo (eu tomei um comprimido antes de dormir e um quando estava indo para o barco, chama-se Kwells, mas existem outros e nesse barco eles ofereciam remédio), afinal nem pensar em perder o passeio por causa do enjoo do mar. Teve gente que passou mal no barco, mesmo não balançando muito.
   O dia estava realmente perfeito, mar calmo sem quase nada de marola, sem vento forte e a água com temperatura muito boa e tão transparente que dava para ver os peixes do barco e até uma tartaruga nadando longe.
   Na primeira parada fiquei observando os peixes do barco, com receio de entrar na água. Vi um peixe enorme que se aproximou subindo praticamente no barco e passei a mão nele. Coisa mais linda, ele era meio azulado com uma boca enorme e a pele era bem macia e lisa. Fui me animando para entrar na água e mesmo porque na segunda parada seria minha vez de mergulhar, precisava ir me acostumando com a situação. Coloquei a roupa e entrei para fazer snorkelling pela primeira vez na vida e no melhor lugar do mundo. Nossa que sensação, a perspectiva muda totalmente só de colocar a cabeça na água. De cima é lindo o azul do mar, mas em baixo parece outro mundo. Muitos e muitos peixes de todos os tipos, tamanhos e cores e a barreia tão colorida e enorme. Isso foi só para começar.
   Chegou minha vez, comecei a pensar que teria que conseguir, não poderia deixar um lugar tão maravilhoso e único sem conhecer como é de perto. No começo estava com medo, mas o lugar é tão mágico e especial que só pensava que queria mergulhar. A água estava tão agradável e tinha um cabo para auxiliar, desta maneira a descida foi bem suave e isso me deixou tranquila para descer pois para mim é a parte mais difícil e depois disso foi só aproveitar o mergulho, mas com auxilio de um instrutor para regular o equipamento. Até tentei dar uma cambalhota no mar que saiu meio desengonçada.
   Literalmente, parecia que estava num imenso aquário cheio de cores (corais vermelhos, azuis, verdes, amarelos e roxos) e os peixes tão coloridos que pareciam pintados e lógico que vi o Nemo. Em algumas coisas a gente podia tocar e até isso a sensação é diferente. O pepino do mar era grande e parecia um veludo, tão macio e molinho. Tinha um outro pepino do mar que quando apertava ele soltava da boca um tipo de cabelinho branco, bem interessante.  Tinha uma planta que parecia que tinha umas garrinhas que se prendiam na pele quando passava a mão nela. Uma outra plantinha que quando encostava nela ela rapidamente se encolhia. Tanta coisa para apreciar que nem pareceu que estavamos a 10 metros de profundidade e passamos 30 minutos mergulhando. Queria ficar lá por muito mais tempo.
   No último ponto de mergulho já fui rapidamente fazer snorkelling e foi quando não acreditei que vi duas tartarugas bem de perto. Uma era menor e outra era grande e nadavam que pareciam estar flutuando. A maior até aceitou comer na mão do instrutor. Mas tinha outra surpresa, lá em baixo repousando na areia um tubarão! Devia ter um pouco mais de um metro e era escuro. Não parecia amedrontador. O instrutor tentou chegar perto mas ele saiu rapidamente.
   Foi melhor do que pensei e mais lindo do que imaginava. Nunca vou esquecer e a felicidade que senti de conseguir foi imensa. Agora só penso que tenho que voltar mais uma vez para fazer de novo!

Passeio leve - 02 out 2011 (domingo)
     Depois da aventura e emoção de ontem fui dar um passeio bem tranquilo pela Esplanade Street com sentimento de realização dos meus sonhos na Austrália e já sentindo saudades, pois aqui é minha última parada nessa terra linda.
   O deck que acompanha a Esplanade Street é ótimo para fazer caminhada, andar de bicicleta, correr, contemplar as montanhas que rodeiam a cidade de um lado, olhar os vários barcos na marina e depois finalizar o passeio na Lagoon que tem a praia artificial e o gramado para tomar sol. Perfeito para não gastar muito e poupar para as próximas paradas.

Organização - 03 out 2011 (segunda-feira)
   Dia para organizar as coisas e planejar as próximas viagens.

Dia de viagem - 04 out 2011 (terça-feira)
   Mais um dia praticamente em função de pegar voo.

Outras opções em Cairns:
- Em direção ao norte tem Port Douglas, Cape Tribulation e a Daintree Rainforest.
- Próximo de Cairns tem a cidade de Kuranda cujo ponto forte é fazer o Kuranda Scenic Railway que é o passeio de duas horas em um trem sofisticado a beira de desfiladeiros. E fazer lá o Skyrail Rainforest Cableway que é o passeio em um teleférico passando pertinho da copa da floresta.
- Quem gosta de uma aventura radical pode optar por pular de paraquedas (imagina ver a barreira de cima!), andar de helicóptero e fazer um passeio para ver os crocodilos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário